Como gravar a tela do PC

Como gravar a tela do PC

Procedimento pode ser feito de forma nativa no Windows e no Mac, sem a necessidade de programa para gravar a tela do PC.

por Felipe Brito – Especialista em Tecnologia.

Gravar a tela do computador sempre foi um pesadelo para usuários do Windows, mas isso mudou com a chegada do Windows 10. Agora é possível capturar a imagem que aparece na tela do notebook de forma nativa, sem precisar baixar nenhum programa para realizar a função.

Quem tem aparelhos com versões anteriores ao Windows 10 e quer gravar a tela do PC, precisará baixar um programa para realizar a tarefa, como o CamStudioJing ou Webinaria, alguns dos softwares disponíveis para você fazer uma captura da tela.

Como gravar a tela do PC com Windows 10

Para gravar a tela do seu PC, vamos usar o programa de compartilhamento de games, que é nativo do Windows 10. Para acessar o menu de captura, abra a janela ou programa que deseja capturar, então acesse o programa de gravação apertando as teclas Windows + G ao mesmo tempo.

Ao fazer isso, uma caixa com a notificação “Você quer abrir uma barra de jogo?” aparecerá na tela. Clique na opção “Sim, isso é um jogo” para abrir o menu de gravação.

A barra de ferramentas de gravação (foto abaixo) vai aparecer, com as seguintes opções:

  • Capturar tela
  • Gravar isso
  • Gravar a partir de agora
  • Ligar o microfone durante a gravação, iniciar transmissão
  • Ligar o microfone durante a transmissão
  • Ligar câmera durante a transmissão

Como gravar a tela do seu PC

Clique na terceira opção (“Gravar a partir de agora”) e, quando desejar encerrar o vídeo, clique em “Encerrar essa gravação”.

O vídeo ficará salvo na galeria do computador, na pasta “Vídeos > Capturas”.

Como gravar a tela no Mac

Os notebooks Apple já vem com o programa QuickTime Player instalado, e é ele que vamos usar para grava a tela do seu Mac.

Para realizar a função, basta abrir o programa e escolher a opção “Nova Gravação de Tela”. Em seguida, uma pequena janela vai aparecer e será preciso apertar o botão vermelho para começar a gravação.

Quando terminar, aperte o botão “Stop” (ícone de um quadrado) para que o vídeo apareça na tela. Confira se o resultado ficou bacana e, para finalizar, escolha a pasta para salvar o arquivo.

Para concluir a gravação, é só fechar o programa, e uma janela perguntando se deseja salvar o conteúdo vai aparecer. Digite um nome em “Salvar como”, escolha a pasta para colocar o vídeo em “Onde” e selecione o formato. Clique em “Salvar” e o arquivo de vídeo irá para o endereço de destino.

Realizar a gravação de tela nos dois sistemas é uma função simples e os procedimentos podem ser feitos quantas vezes você quiser. Agora ficou fácil compartilhar a o gameplay com os amigos ou gravar aquele tutorial bacana, não é mesmo?

FONTE: https://www.zoom.com.br/pc-computador/deumzoom/como-gravar-a-tela-do-pc