Como tirar vírus do PC

Como tirar vírus do PC

Seu computador foi infectado? Proteja seus arquivos pessoais seguindo as dicas desse tutorial!

por Felipe Brito – Especialista em Tecnologia.

Vírus para computadores podem trazer grandes dores de cabeça para os usuários. Em casos mais graves, a ameaça pode ajudar a “sequestrar” os dados da pessoa e pedir dinheiro em troca do desbloqueio das informações – sem falar nos problemas que podem ocorrer com o acesso a informações sensíveis, como dados bancários.

Pensando na sua segurança, nós, aqui do Zoom, preparamos uma seleção de dicas para remover vírus do PC de forma eficiente – e também para evitar uma nova infecção.

Preparado? Então, vamos lá!

Ações preventivas

Tenha sempre em seu PC um software antivírus instalado e atualizado. Existem diversas opções de antivírus para você utilizar, incluindo aí programas pagos e gratuitos. Alguns nomes populares são: Avast, Kaspersky, AVG, Avira, McAfee e ESET NOD32.

Como tirar vírus do PC passos

Mas, lembre-se, o melhor antivírus é você mesmo! Jamais clique em links de procedência duvidosa, e não acredite em promoções “boas demais para ser verdade” – em geral, elas são apenas golpes mesmo.

Mas e se um vírus infectar meu PC?

Neste caso, existem algumas ferramentas que você pode usar para se livrar dele. A primeira é o próprio antivírus.

Faça um escaneamento completo em seu PC com o antivírus que você tem instalado e, no caso dele identificar arquivos infectados, delete-os prontamente.

Como tirar vírus do PC passo a passo

Entretanto, alguns vírus têm a capacidade de anular a ação do antivírus, impedindo assim que você faça um escaneamento completo do sistema.

Neste caso, você deve usar uma ferramenta chamada RKill. A função dela é justamente encerrar os processos do vírus no sistema e permitir que você use o antivírus para remover o malware.

Outra ferramenta bem interessante é a JRT (Junkware Removal Tool), que serve para remover vírus que infectam o navegador, enchendo as páginas web com propaganda e impedindo que você baixe outros programas.

Como tirar vírus do PC terceiro passo

A cartada final

Infelizmente, às vezes nem o melhor antivírus do mundo consegue dar conta de alguns vírus. Há casos também de usuários descuidados que acabaram pegando dezenas de vírus, deixando o sistema operacional totalmente inutilizável.

Nesses casos, a saída mais rápida, porém mais drástica e inconveniente, é a formatação do sistema. Na prática, esse processo apaga tudo que você tem no computador, incluindo arquivos pessoais, programas instalados e o próprio Windows, reinstalando o sistema e começando tudo do zero.

Apesar de ser inconveniente, esse método é infalível, pois todos os dados, incluindo os vírus, são deletados. Porém, esta deve ser a cartada final, usada apenas em último caso.

FONTE: https://www.zoom.com.br/pc-computador/deumzoom/como-tirar-virus-do-pc