Como tirar vírus do PC
Seu computador foi infectado? Proteja seus arquivos pessoais seguindo as dicas desse tutorial!
Vírus para computadores podem trazer grandes dores de cabeça para os usuários. Em casos mais graves, a ameaça pode ajudar a “sequestrar” os dados da pessoa e pedir dinheiro em troca do desbloqueio das informações – sem falar nos problemas que podem ocorrer com o acesso a informações sensíveis, como dados bancários.
Pensando na sua segurança, nós, aqui do Zoom, preparamos uma seleção de dicas para remover vírus do PC de forma eficiente – e também para evitar uma nova infecção.
Preparado? Então, vamos lá!
Ações preventivas
Tenha sempre em seu PC um software antivírus instalado e atualizado. Existem diversas opções de antivírus para você utilizar, incluindo aí programas pagos e gratuitos. Alguns nomes populares são: Avast, Kaspersky, AVG, Avira, McAfee e ESET NOD32.
Mas, lembre-se, o melhor antivírus é você mesmo! Jamais clique em links de procedência duvidosa, e não acredite em promoções “boas demais para ser verdade” – em geral, elas são apenas golpes mesmo.
Mas e se um vírus infectar meu PC?
Neste caso, existem algumas ferramentas que você pode usar para se livrar dele. A primeira é o próprio antivírus.
Faça um escaneamento completo em seu PC com o antivírus que você tem instalado e, no caso dele identificar arquivos infectados, delete-os prontamente.
Entretanto, alguns vírus têm a capacidade de anular a ação do antivírus, impedindo assim que você faça um escaneamento completo do sistema.
Neste caso, você deve usar uma ferramenta chamada RKill. A função dela é justamente encerrar os processos do vírus no sistema e permitir que você use o antivírus para remover o malware.
Outra ferramenta bem interessante é a JRT (Junkware Removal Tool), que serve para remover vírus que infectam o navegador, enchendo as páginas web com propaganda e impedindo que você baixe outros programas.
A cartada final
Infelizmente, às vezes nem o melhor antivírus do mundo consegue dar conta de alguns vírus. Há casos também de usuários descuidados que acabaram pegando dezenas de vírus, deixando o sistema operacional totalmente inutilizável.
Nesses casos, a saída mais rápida, porém mais drástica e inconveniente, é a formatação do sistema. Na prática, esse processo apaga tudo que você tem no computador, incluindo arquivos pessoais, programas instalados e o próprio Windows, reinstalando o sistema e começando tudo do zero.
Apesar de ser inconveniente, esse método é infalível, pois todos os dados, incluindo os vírus, são deletados. Porém, esta deve ser a cartada final, usada apenas em último caso.
FONTE: https://www.zoom.com.br/pc-computador/deumzoom/como-tirar-virus-do-pc