DICAS DE COMO MELHORAR O WIFI

DICAS DE COMO MELHORAR O WIFI

MELHORE O WIFI DE SUA EMPRESA

As tecnologias sem fio vieram para ficar. Seja pelo uso de desktops, notebooks, tablets e celulares hoje o wifi é quase um pré-requisito em qualquer empresa, no entanto junto a essa ótima tecnologia uma série de problemas: o sinal não chega onde deveria chegar, chega com baixa qualidade, ou vive caindo.

Nesse artigo 4Works Informática listou algumas dicas utilizadas em seus clientes para melhorar ou eliminar problemas de wifi nas empresas.

Fuja dos roteadores das operadoras

Apesar das operadoras de internet disponibilizarem roteadores com a função de wireless, esses equipamentos muitas vezes são equipamentos de baixo custo e com “rádios” pouco potentes.  Uma melhor prática é utilizar outro equipamento wifi e desabilitar a função rede wireless do roteador disponibilizado pela operadora.

Repetidores somente em ultimo caso

Muitos vendedores recomendam o uso dos repetidores, equipamentos que “repetem” quando ligados na tomada sem necessidade de cabeamento. Acontece que esses equipamentos muitas vezes são instalados para repetirem o sinal de roteadores ruins. Isso faz com que o sinal já chegue com baixa qualidade no repetidor e dessa forma mesmo com o repetidor sua rede não terá um excelente ganho.

Access Point de boa qualidade

A melhor solução para melhorar o wifi de pequenos escritórios é adotar o uso de access points de boa qualidade. Importante deixar claro que roteador é diferente de access point. O access point possui como principal função a de transferir tudo da rede física (cabeado) para a rede wifi. Já esses roteadores encontrados amplamente são peças que fazem um pouco de tudo, sem entregar nada com grande qualidade.

Busque access points de boa qualidade, como os da Ubiquit e Cisco por exemplo, e fuja de opções extremamente baratas.

Preferência aos Long Range

Caso sua empresa possua muitas paredes, procure adquirir access points que sejam do tipo “long range”. Esses equipamentos possuem rádios mais potentes que fazem com que o sinal chegue em locais mais distantes.

Estratégia na localização

No momento da instalação do access point, procure disponibilizar os equipamentos em locais centralizados e com fácil visibilidade para a maioria dos computadores da empresa.

O sinal é circular, por isso centralizar AP pode gerar um bom ganho de sinal de forma geral.

O cabeamento é garantido

Apesar do wireless ser uma ótima opção pela facilidade e estética, ele ainda sofre com problemas de interferência e desempenho.

O uso de cabeamento físico ainda é altamente recomendado, principalmente para equipamentos como servidores e desktops que necessitam de grande largura de rede, como máquinas que centralizam imagens e documentos por exemplo.

FONTE: https://www.4works.com.br/dicas-melhorar-wifi-empresa/