SMTP / POP E-mail

Protocolos de cliente de e-mail e números de port

Os números de porta que você define determinam o protocolo (IMAP ou POP) que seu cliente de e-mail usa. Existem quatro opções básicas. IMAP seguro é a configuração recomendada:

  • IMAP (seguro) – RECOMENDADO
  • IMAP (inseguro)
  • POP3 (seguro)
  • POP3 (inseguro)

Siga as etapas abaixo para escolher o protocolo e os números de porta que deseja usar para se conectar ao seu servidor de e-mail.

Etapa 1 – Decidir entre POP3 ou IMAP

POP3 e IMAP são duas maneiras diferentes de verificar e-mails. Um programa cliente de e-mail se conecta ao servidor de e-mail usando POP3 ou IMAP. Todas as contas de e-mail DreamHost suportam conexões POP3 e IMAP automaticamente.

O que é POP3?

O POP3 baixa todos os e-mails do servidor da caixa de entrada e os armazena em seu computador. Dessa forma, os e-mails ficam disponíveis quando você não está conectado à Internet.

Você também tem a opção (em seu cliente de e-mail) de manter o e-mail no servidor. Se você optar por não habilitar essa configuração em seu cliente de e-mail, os e-mails serão removidos do servidor e armazenados apenas localmente em seu programa cliente de e-mail.

O que é IMAP?

obs: O IMAP é recomendado, pois o e-mail está disponível em qualquer dispositivo que você escolher para se conectar. O POP baixa os e-mails para um dispositivo específico, portanto, é possível que o e-mail seja perdido ou extraviado.

IMAP sincroniza seu programa cliente de e-mail com o servidor. Os e-mails permanecem no servidor e você pode criar e visualizar pastas de e-mail no servidor, além da Caixa de entrada. A maioria dos programas de cliente de e-mail tem um recurso para sincronizar inicialmente apenas os cabeçalhos de e-mail, para que você possa ver rapidamente quais e-mails você tem e fazer o download do corpo da mensagem quando quiser ler o e-mail. Como os e-mails ficam no servidor, você pode ver todos os seus e-mails de qualquer programa ou dispositivo cliente de e-mail. O Webmail usa IMAP.

IMAP é o protocolo preferencial para acessar seu e-mail de vários locais, bem como através de vários dispositivos. Por exemplo, tendo seu endereço de e-mail configurado em seu computador doméstico, um tablet e um telefone, o IMAP centraliza o armazenamento de seus e-mails em seu servidor de e-mail DreamHost; contanto que você tenha uma conexão com a Internet, você pode se conectar aos seus servidores IMAP para acessar seu e-mail de qualquer lugar em qualquer dispositivo.

Qual devo escolher?

Use IMAP se quiser verificar o e-mail de vários computadores ou dispositivos. Use o POP3 se quiser que seu e-mail esteja sempre acessível, mesmo quando não houver conexão com a Internet. Mas, esteja ciente de que o e-mail estará disponível apenas no dispositivo para o qual você os baixou.

Se você estiver usando o IMAP e tiver algum e-mail armazenado em pastas diferentes da Caixa de entrada, mova os e-mails para a Caixa de entrada antes de usar o POP3.

 

Etapa 2 – Escolha uma porta de entrada segura ou insegura

Com base na sua decisão de usar POP ou IMAP, escolha o número da porta correspondente abaixo. Mais uma vez, o IMAP seguro é recomendado.

Recomendado  – IMAP de entrada seguro 

  • IMAP | Porta 993 (transporte seguro – função SSL habilitada)

Outras opções

  • POP3 | Porta 995 (transporte seguro – função SSL ativada)
  • IMAP | Porta 143 (transporte inseguro – nenhuma função SSL habilitada)
  • POP3 | Porta 110 (transporte inseguro – nenhuma função SSL habilitada)

Etapa 3 – Escolha uma porta SMTP de saída

 

O protocolo SMTP ( Simple Mail Transfer Protocol ) é o padrão de fato para as transmissões de e  mail de saída pela Internet.

Portas de saída recomendadas

  • SMTP | Porta 465 (transporte seguro – função SSL ativada)
  • SMTP | Porta 587 (transporte inseguro, mas pode ser atualizado para uma conexão segura usando STARTTLS )

Não recomendado

  • SMTP | Porta 25 (desatualizada e não recomendada. A autenticação de nome de usuário / senha DEVE ser ativada se usar esta porta.)

Visão geral da segurança da conexão

Quando você escolhe um número de porta seguro, sua conexão é protegida como uma conexão SSL / TLS. Abaixo estão alguns dos benefícios de usar um número de porta seguro.

Comunicações criptografadas

Suas informações de login e mensagens de e-mail são enviadas de forma criptografada, para que as pessoas não possam espioná-las.

Autenticação de servidor

Com os certificados configurados corretamente, você pode verificar se o servidor IMAP / POP ao qual está se conectando é a máquina correta (e não um impostor que deseja apenas roubar sua senha). O servidor fornece um certificado (chave pública) que corresponde a uma chave privada no servidor IMAP / POP. Depois que o cliente sabe que a chave pública do servidor é autêntica, ele pode validar as comunicações desse servidor.

As configurações seguras são particularmente úteis se estiver usando Wi-Fi público, que pode não ser criptografado. As configurações seguras garantem que as pessoas não possam ler seu e-mail ouvindo a rede, nem podem (mais intrusivamente) configurar um servidor de e-mail falso para capturar seus e-mails.

Correio eletrónico

Você também deve usar o Webmail em uma conexão segura ( HTTPS ). Por exemplo:


Qual é o tipo de conexão STARTTLS?

Outro método usa STARTTLS. O método STARTTLS se conecta à porta SMTP / IMAP / POP3 regular e, em seguida, atualiza a conexão para TLS enviando uma solicitação STARTTLS. Alguns clientes de e-mail se referem a isso como “TLS” e o método de usar criptografia diretamente para uma porta diferente como “SSL”. Essa distinção é tecnicamente incorreta!

Configuração de entrada IMAP segura

IMAP secure.fw.png
  • Este exemplo mostra o usuário contact@example.com sendo configurado como um usuário IMAP com SSL habilitado usando a Porta 993 para email de entrada.
  • O nome do servidor usado é ‘imap.dreamhost.com’ com ‘Autenticação’ definida como ‘Senha normal’. Certifique-se de usar o nome do servidor de e-mail correto .

Configuração de entrada POP segura

  • Este exemplo mostra o usuário user@example.com sendo configurado como um usuário POP com SSL habilitado usando a Porta 995 para e-mail de entrada.
  • O nome do servidor usado é ‘pop.dreamhost.com’ com ‘Autenticação’ definida como ‘Senha normal’. Certifique-se de usar o nome do servidor de e-mail correto .

Configurações de saída seguras

IMAP outgoing.fw.png
  • Esta configuração mostra as configurações de SMTP com SSL habilitado para o endereço de e-mail contact@example.com .
  • O usuário está configurado para usar a Porta 465 com SSL para conexões seguras e a ‘Autenticação’ é configurada aqui como ‘Senha normal’.
  • O nome do servidor de saída usado é ‘smtp.dreamhost.com’ com ‘Autenticação’ definida como ‘Senha normal’. Certifique-se de usar o nome do servidor de e-mail correto .

SHOPPING CART

close